Descubra como as BONECAS deixaram os rituais religiosos para se tornarem um brinquedo querido entre adultos e crianças


Você sabe quando as bonecas surgiram no mundo?

As bonecas existem há muito mais tempo do que podemos imaginar. Mas, será que elas sempre tiveram a função de alegrar as brincadeiras das crianças?

Um dos brinquedos mais antigos e populares do mundo, as bonecas reproduzem formas humanas, feminina e masculina também, e é considerada como um brinquedo que prepara para a maternidade.


Parece interessante? Então, fique comigo! Você vai ver:

✓ Para quê serviam as bonecas na antiguidade e como surgiu o hábito de brincar de boneca
✓ Materiais utilizados na fabricação das primeiras bonecas
✓ Onde e quando elas começaram a ser produzidas com objetivo comercial?
✓ As Bonecas de Pano | Raggedy Ann: a mais famosa
✓ Como nasce uma boneca de pano?
✓ Como Fazer Boneca de Pano Passo a Passo?
✓ Bonecas para brincar ou decorar? Como escolher uma boneca de pano?


História das bonecas

1. Para quê serviam as bonecas na antiguidade? Como surgiu o hábito de brincar de boneca?

Achados históricos levam a crer que as bonecas existem há milhares de anos. E, embora hoje seja um brinquedo tão comum, no começo da história as bonecas não serviam para brincar, mas, eram comuns em rituais religiosos e só podiam ser manuseadas por sacerdotes e curandeiros.

Em cavernas pré-históricas de várias partes do mundo foram encontradas bonecas esculpidas em pedra. Estudos apontaram que eram utilizadas em rituais que preparavam as mulheres para a gravidez.

Na Grécia antiga, as jovens costumavam oferecer bonecas às deusas na época do seu casamento. Acreditavam que assim, elas teriam maiores chances de ter filhos. Alguns dizem que o hábito de brincar de boneca tenha sido adquirido desta prática religiosa, relacionada à fertilidade.

2. Materiais utilizados na fabricação das primeiras bonecas

Boneca francesa datada de cerca de 1870
Boneca francesa datada de cerca de 1870
Origem: 
Wikipédia, a enciclopédia livre

Assim como hoje, as bonecas eram confeccionadas em diferentes materiais. Na Pré-História eram feitas provavelmente em madeira ou couro, materiais muito utilizados na época, e perecíveis. Na civilização babilônica conhece-se uma boneca com braços articulados feita em alabastro.


Um fato curioso é que bonecas foram encontradas também em túmulos de crianças do Antigo Egito, datáveis do período entre 3000 e 2000 a.C. Não se sabe dizer o por quê da presença destes objetos em túmulos. O fato é que essa foi uma prática comum em várias civilizações.


3. Onde e quando elas começaram a ser produzidas com objetivo comercial?

As bonecas passaram a ter objetivos comerciais a partir do século XV, nas localidades de Nuremberga, Augsburgo e Sonneberg, na Alemanha, onde nasceram os primeiros fabricadores de bonecas. Foi também na Alemanha que se criaram as casas de bonecas.

As bonecas com detalhes mais definidos apareceram no século XVII, na Holanda, quando se começou a criá-las com olhos de vidro e com cabelo humano.

Em 1855 foi criado o primeiro bebê de pano com cabeça de porcelana. Alguns atribuem a invenção desse tipo de boneca à Italiana Augusta Montanari, que lançou em Londres as primeiras bonecas com cabeça de cera, no final do século XIX.

O auge da fabricação das bonecas aconteceu do século XIX até o início do século XX, quando elas ainda eram feitas principalmente para os adultos, e reproduziam fielmente as figuras da corte e da sociedade. A maioria delas era feita de madeira e com rosto de porcelana, e vestiam trajes de época. 

Como era um produto voltado à classe mais nobre, logo surgiram roupinhas para as bonecas, feitas pelos grandes costureiros da época.

Em finais do século XIX, Thomas Edison criou a ideia de uma boneca falante, que seria aproveitada por vários fabricantes para criar bonecas que recitavam orações ou cantavam.

Atualmente as bonecas são muito parecidas com as pessoas e fazem muitas funções restritas a nós, como falar, andar, tomar mamadeira e fazer xixi. Além de terem um guarda-roupa recheado de opções.


As bonecas de pano

4. Raggedy Ann - A Boneca de Pano mais famosa do mundo

A Boneca de Pano mais famosa de que se tem notícia é a de Johnny Gruelle, escritor que viveu entre 1880 e 1938. Conta a história que Gruelle encontrou no sótão da casa de seus pais uma boneca muito velha, que fora de sua irmã, feita por sua mãe.

Raggedy Ann
By Prisencolinensinainciusol - Own work, CC BY-SA 3.0,
https://en.wikipedia.org/w/index.php?curid=45650536 -
Boneca Ragged Ann - Edicão de 100 anos

Gruelle a reformou para sua filha Marcella, que à época, ainda não havia nascido. Ela a chamou Raggedy Ann.

Raggedy Ann é uma boneca de pano com cabelo de lã vermelha e um nariz em forma de triângulo. 

Essa boneca virou personagens dos livros de Gruelle, e ficou muito famosa quando foi vendida junto com o seu livro "Raggedy Ann Stories", em 1918.

Raggedy Ann ganhou mais popularidade ainda quando virou símbolo do movimento anti-vacinação. Esse fato aconteceu após a
morte da filha de Johnny por uma vacinação infetada, aos 13 anos de idade. 

Embora Marcella tenha morrido pela vacinação infectada e não pelos efeitos da vacinação em si, Raggedy Ann acabou virando símbolo do movimento anti-vacinação.

Veja mais sobre a história de Raggedy Ann Aqui.



5. Como nasce uma boneca de pano?





6. Como Fazer Boneca de Pano Passo a Passo: Do Molde à aplicação do cabelo - liso e cacheado


Você quer aprender a fazer uma boneca de pano? Então, veja neste post o passo a passo da criação da bonequinha Elsa, a loirinha da foto. Você vai ver desde a escolha do molde até a montagem do corpinho. Vai aprender também a preparar e aplicar o cabelo na boneca.

Conheça ainda a terceira bonequinha da minha coleção de bonequinhos de mão (a Brina, a boneca morena da foto), e aprenda a fazer esse cabelinho cacheado com lã.


7. Como escolher uma boneca de pano?

Existem bonecas de pano específicas para diversos fins. Podem ser fabricadas para a brincadeira das crianças, para decorar o quartinho do bebê e para a decoração de ambientes e festas, especialmente as festas de aniversário.


Algumas bonecas feitas exclusivamente para a decoração podem ter suas partes ligadas puramente com cola, como a bonequinha de fuxicos modelados que você vê abaixo, na galeria. Todas as partes dessa boneca (cabelo, cabeça, mãos e pés) são colados. Ela foi produzida para ser utilizada em projetos de decoração, tanto de ambientes como de artigos para presentear.

Esse tipo de boneca não é recomendado dar a uma criança para brincar, pois, as crianças puxam as partes dos brinquedos, e isso poderia destruir a boneca.

(Clique nas fotos para visualizar em tamanho maior.)

Clique Aqui!
Clique Aqui!
Clique Aqui!

Clique Aqui!
Clique Aqui!
Clique Aqui!
Clique Aqui!




Os palhacinhos e a boneca Elsa foram feitos para decoração de festas de aniversário. Apesar de terem todas as partes costuradas eles tem enfeites pequenos, como as pérolas no cabelo da Elsa. Por isso, a recomendação é que não seja utilizado para brincar, somente para decorar.

As bonequinhas da galeria abaixo podem ser utilizadas tanto para decorar quanto para brincar. Elas são totalmente costuradas e seus acessórios decorativos são costurados também.

Clique Aqui!
Clique Aqui!
Clique Aqui!

Clique Aqui!
Clique Aqui!
Clique Aqui!

Clique Aqui!

Elas tem braços costurados ou articulados com botões (muito bem presos) e são recomendadas para crianças maiores de 3 anos.

As Bonecas feitas no estilo das Serelepes são ideais para a brincadeira das crianças. Elas são totalmente costuradas e podem ser personalizadas de diversas maneiras. Cabelinhos e roupinhas divertidas e coloridas deixam essas bonequinhas lindas e fofas!

Clique Aqui!
Clique Aqui!
Clique Aqui! 
E essa tão graciosa, que você vê na próxima galeria, foi inspirada na boneca Bia da turminha do Diante do Trono. A minha filha Sofia amava os desenhos e eu acabei criando essa boneca pra ela.

Bonecas para brincar

Clique Aqui!
Clique Aqui!
Clique Aqui!

A Bia tem um cabelinho todo diferente, feito de tirinhas de feltro modelado com cola. Ela literalmente precisou ir ao salão para fazer esse cabelo! Nem preciso dizer que a Sofia amou demais!

As bonecas que produzimos com finalidade "para brincar" são todas costuradas. Evito colocar adereços que possam se soltar. Se for preciso colocar um botão, por exemplo, ele será costurado e não colado.

É muito importante que você, no momento de escolher a sua boneca de pano, se informe sobre a finalidade para a qual a boneca foi produzida. Se for escolher uma boneca para uma criança brincar sempre confira se as partes pequenas estão bem presas, especialmente olhos, nariz e adereços como botões, e etc.

São cuidados importantes para garantir que o momento da brincadeira será somente de alegria e felicidade para os pequenos, e também de tranquilidade para mamães e papais.

Visite a nossa loja e confira os produtos que temos PRONTA ENTREGA. E se tive dúvidas, é só me chamar 😊.


↳ Fontes de consulta:
>> https://pt.wikipedia.org/wiki/Boneca
>> http://chc.org.br/a-historia-real-das-bonecas
>> http://www.klickeducacao.com.br:8000/klickids/historia/historia03/historia03B.asp
>> Fotos: Wikipedia e arquivo pessoal, produtos do Ateliê

𝌀

Então, por hoje é só!

E aí, o que você achou deste post? Me conte nos comentários, ficarei muito agradecida e feliz. Para comentar é só rolar a página um pouco mais 😊.


Obrigada por ficar até aqui comigo. Um grande abraço e até o próximo post!

𝌀



Receba nosso conteúdo em primeira mão na sua Caixa de Entrada
e fique por dentro das nossas novidades!


Cadastre seu email e receba GRATUITAMENTE o nosso e-Book




0 Comentários

Muito obrigada por visitar o meu blog e por se dispor a deixar o seu comentário. Sua opinião é muito importante pra mim!

Saiba tudo sobre o Ateliê na guia Sobre. E se quiser me enviar um email, acesse a página Contato | Clique aqui |.
Será um prazer receber e retornar sua mensagem.

Fique à vontade aqui.... Um grande abraço 😊